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ernesto
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ernesto
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====== Blog de Teoria Eletromagnética 2, 2014.2====== ====== Blog de Teoria Eletromagnética 2, 2014.2======
 +=== P3, qua. 3/12 ===
 +Hoje tivemos a P3. [[:notas|As notas já estão disponíveis aqui]], quem quiser ver a prova me procure hoje (quinta 4/12) à tarde, entre 14h e 15h30. A Verificação Suplementar (VS) será na segunda-feira 8/12, iniciando às 13h na sala 401. O resultado deve sair na própria segunda-feira ou na terça de manhã, com vista de prova às 13h de terça.
 +=== Aulas 40 e 41, sex. 28/11 e seg. 1/12===
 +   * Problema 12.47: correndo com a luz, como Einstein sonhava em fazer.
 +   * Problema 12.42: campo de capacitor de placas planas em movimento (E não é mais paralelo à normal das placas).
 +   * Problema 11.13: elétron desacelerado, fração da energia cinética perdida por radiação.
 +   * Problema 11.21: dipolo oscilando perto de uma superfície, distribuição angular da luz emitida.
 +   * Prob. 11.24: campos retardados de corrente superficial.
 +   * Prob. 12.46: usando invariantes de Lorentz.
 +   * Prob. 12.44: 2 cargas em 2 referenciais diferentes, calculando forças.
 +   * Prob. 12.37: outra corrida contra a luz.
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 +A prova é na próxima quarta-feira, 3/12, a partir das 13h.
 +=== Aula 39, qua. 26/11 ===
 +   * Problema 12.32, a pedidos. É um problema de colisão, usando conservação de energia e momento relativísticos.
 +   * Em seguida discutimos uma configuração em que uma carga sofre uma força magnética num referencial, e elétrica em outro. Isso nos motivou a estudar a transformação geral dos campos elétrico e magnético, usando duas hipóteses: que a carga é invariante de Lorentz, e que a transformação dos campos independe de qual fonte os criou.
 +   * Usando várias configurações de fontes (capacitores e solenóides), encontramos as regras de transformação dos campos elétrico e magnético sob transformações de Lorentz.
 +   * Exemplo 12.13: transformando o campo de Coulomb de carga estática para um outro referencial inercial, reencontramos de forma simples o campo elétrico de uma carga em movimento uniforme (que antes tínhamos encontrado, com muito esforço, via potenciais de Liénard-Wiechert.
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 +O que vimos está no Griffiths, seções 12.3.1 e 12.3.2. Esta será a última seção que estudaremos no curso. Na próxima aula (sexta 28/11) teremos o 4o e último mini-teste no início da aula.
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 +O [[http://gamelab.mit.edu/games/a-slower-speed-of-light/|jogo conceitual "A slower speed of light"]], desenvolvido pelo MIT, mostra efeitos relativísticos devido ao movimento do personagem que você controla no jogo. É bem curioso!
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 +Sobre a P3: a prova é na quarta 3/12 e vai começar às 13h.
 +=== Aula 38, seg. 24/11 ===
 +   * Problema 12.34: a vantagem de fazer colisões com 2 partículas em movimento relativo.
 +   * Dinâmica relativística: como ficam as leis de Newton para o caso relativístico. Exemplo 12.10: massa sob força constante.
 +   * Como se transformam as forças. Força própria (ou de Minkowski).
 +   * Exemplo 12.11: movimento de cíclotron.
 +   * Exemplo 12.12: momento oculto = momento total de partículas carregadas em movimento, e que constituem uma corrente num circuito. Esse exemplo nos ajuda a entender o exemplo 8.3, onde encontramos o momento eletromagnético de uma configuração estática de campos diferente de zero.
 +   * Discutimos qualitativamente uma configuração de cargas e correntes que, observada por observadores em referenciais diferentes, parece dar origem a campo elétrico ou magnético, dependendo do observador. Veremos isso com mais cuidado na próxima aula.
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 +O que vimos está no Griffiths, seção 12.2.4.
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 +Um lembrete: teremos nosso 4o mini-teste na próxima sexta-feira, no início da aula.
 +=== Aulas 35, 36 e 37 - 14, 17 e 19/11===
 +   * Exemplo 12.4: agora que temos as transformações de Lorentz, fica fácil mostrar os efeitos que já estudamos: relatividade da simultaneidade, dilatação temporal, fórmula para adição de velocidades relativísticas.
 +   * Problema 12.10: como muda  inclinação de um mastro de barco, quando observada por observadores em movimento relativo em relação ao barco?
 +   * Problema 12.16: revisitando o paradoxo dos gêmeos.
 +   * Quadri-vetores e transformações de Lorentz em forma matricial. Vetores covariantes e contravariantes. Produto escalar de 4-vetores. Intervalo invariante, e significado de intervalos tipo tempo, tipo espaço e tipo luz.
 +   * Diagramas de Minkowski. Passado e futuro, linha de universo, cone de luz. Como é a forma do conjunto de eventos com o mesmo intervalo invariante em relação a um evento fixo. Noção de causalidade em diagramas de Minkowski.
 +   * Problema 12.22: como representar uma conversa em diagramas de Minkowski? Se uma pessoa correr mais rápido do que a luz, pode voltar antes de ter partido?
 +   * Mecânica relativística: tempo próprio, velocidade ordinária, 4-velocidade. Problema 12.26: produto escalar da 4-velocidade com ela mesma.
 +   * Energia e momento relativístico. Energia de repouso e energia cinética; recuperando a fórmula da energia cinética não-relativística.
 +   * Problemas 12.2 e 12.8: colisão simples observada em 2 referenciais inerciais. Vimos que se o momento ordinário é conservado em S, ele não será conservado em S', se usarmos a fórmula relativística de adição de velocidades.
 +   * Exemplos de cinemática relativística. Exemplo 12.7: 2 massas colidem e ficam juntas. Relação entre momento e energia para partículas sem massa (fótons). Exemplo 12.8: decaimento de píon em múon e neutrino. Exemplo 12.9: espalhamento Compton.
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 +O que vimos está no Griffiths, seções 12.1.3 a 12.2.3.
 +=== Aulas 33 e 34, 10 e 12/11===
 +   * Introdução à teoria da relatividade restrita. Os postulados. Relatividade da simultaneidade. Adição de velocidades.
 +   * Problemas 12.5 e 12.6.
 +   * Dilatação temporal, exemplo 12.1. Exemplo 12.2 (paradoxo dos gêmeos).
 +   * Problema 12.8 (astronauta telefonando para a mãe).
 +   * Contração de Lorentz. Paradoxo da escada no celeiro (ou da cobra entre 2 facas que descem simultaneamente  - para quem?).
 +   * Encontrando as transformações de Lorentz.
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 +O que vimos está nas seções 12.1.1 a 12.1.3 do Griffiths.
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 +Vejam os [[:listas|problemas sugeridos do cap. 12]], mãos à obra!
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 +=== Aula 32, qua. 5/11===
 +Hoje tivemos o mini-teste 3 e depois não houve quorum para a continuação da aula... combinamos de fazer o seguinte: vocês leiam o Griffiths, seções 12.1.1 e 12.1.2 (só a parte (i), sobre relatividade da simultaneidade). Façam os problemas 12.3 e 12.5 (que é bem fácil). No início da próxima aula (que é na segunda-feira 10/11) vamos discutir esses problemas brevemente, continuando com a introdução à relatividade a partir daí.
=== Aula 31, seg. 3/11=== === Aula 31, seg. 3/11===
Na semana passada não tivemos aula, devido ao feriado de segunda-feira e à minha viagem para conferência. Na semana passada não tivemos aula, devido ao feriado de segunda-feira e à minha viagem para conferência.
   * Hoje discutimos um pouco sobre problemas do mini-teste da próxima quarta-feira.    * Hoje discutimos um pouco sobre problemas do mini-teste da próxima quarta-feira.
-   * Modelo físico para reação de radiação. Estudamos uma carga composta de 2 pedaços, e analisamos a força (devido ao tempo retardado) que um pedaço faz no outro. Vimos que recuperamos a fórmula de Abraham-Lorentz, com um erro por fator 2. Recuperamos o fator 2 resolvendo o problema 11.20 b). Note, no entanto, que ao resolvermos o mesmo problema para distribuições diferentes de carga, obtêm-se fatores numéricos diferentes. Veja D. J. Griffiths e R. E. Owen, Am. J. Phys. 51, 1120 (1983). +   * Modelo físico para reação de radiação. Estudamos uma carga composta de 2 pedaços, e analisamos a força (devido ao tempo retardado) que um pedaço faz no outro. Vimos que recuperamos a fórmula de Abraham-Lorentz, com um erro por fator 2. Recuperamos o fator 2 resolvendo o problema 11.20 b). Note, no entanto, que ao resolvermos o mesmo problema para distribuições diferentes de carga, obtêm-se fatores numéricos diferentes. Veja D. J. Griffiths e R. E. Owen, Am. J. Phys. 51, 1120 (1983) e [[http://www.classe.cornell.edu/~pt267/files/teaching/P121W2006/ChargedSphereElectron.pdf|este artigo de Rohlich (1997)]]
-   * Como apêndice matemático, discutimos como resolver o problema de reversão de série.+   * Como parênteses matemáticos, discutimos como resolver o problema de reversão de série.
O que vimos na aula de hoje está no Griffiths, seção 11.2.3. O que vimos na aula de hoje está no Griffiths, seção 11.2.3.
 +Aproveito para lembrar que na sexta-feira 7/11 não haverá aula, pois estarei numa visita acadêmica à Universidade Federal de Uberlândia.
=== Aula 30, sex. 24/10 === === Aula 30, sex. 24/10 ===
   * Reação de radiação. Usamos argumento de conservação de energia para achar a expressão mais simples para a força que freia uma partícula que irradia. Essa força de reação de radiação é dada pela fórmula de Abraham-Lorentz.    * Reação de radiação. Usamos argumento de conservação de energia para achar a expressão mais simples para a força que freia uma partícula que irradia. Essa força de reação de radiação é dada pela fórmula de Abraham-Lorentz.
 
blog/menu.1415117065.txt.gz · Última modificação: 2014/11/04 14:04 por ernesto     Voltar ao topo
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